PDZ RIO CAPA CHAMADA O Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Porto do Rio de Janeiro foi aprovado pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil (MTPAC), através da Portaria nº 700, de 07 de dezembro de 2016. Este Plano substitui o anterior que estava vigente desde 2009.

Os Planos de Desenvolvimento e Zoneamento Portuário - PDZPs, são orientações para planejamento e desenvolvimento dos complexos portuários, compatibilizando-os as políticas de desenvolvimento urbano local e regional, visando, em um determinado horizonte temporal, oferecer a sociedade opções de investimentos em projetos portuários, baseados em pesquisa, análise e estudos de mercado que viabilizem projetos de setores industriais e de serviços identificados como viáveis no referido horizonte de tempo, onde, através de expansão e utilização racional das áreas e instalações portuárias devem também serem aderentes ao Plano Nacional de Logística Portuária - PNLP e respectivo Plano Mestre.

Clique AQUI e confira o PDZ. 

Kopačky na fotbal

161125-porto-de-Santos-crescimentoAs expectativas para a movimentação de cargas no Porto de Santos em 2017 são de crescimento. Mas os índices são discretos. Para o consultor portuário Fabrizio Pierdomenico, a previsão é de 2% de aumento nas operações do cais santista. Já as projeções do diretor-presidente da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Alex Oliva, apontam para um incremento de 3,5%.

Neste ano, a Autoridade Portuária estima que 114 milhões de toneladas devem passar pelo Porto de Santos, entre embarques e desembarques. Esta previsão leva em consideração a movimentação de cargas realizada entre janeiro e setembro e ainda as projeções para o último trimestre. Na comparação com as operações realizadas no ano passado, o volume tende a ser 4,9% menor.

Para o próximo ano, Pierdomênico aposta em uma projeção mais conservadora, levando em consideração o cenário econômico do País. Neste caso, ele aponta o crescimento de 2,5% nas operações com granéis sólidos, enquanto a carga geral deve cresce crescer 1,6% e o transporte de líquidos, 0,8%. “2017 será um bom ano. Melhor do que 2016. Mas a alta projetada do PIB (Produto Interno Bruto) é pouco para uma economia como a nossa”, destacou o consultor portuário.

Por outro lado, Oliva segue otimista e espera um melhor desempenho das operações. “Eu estou trabalhando com 3,5% de crescimento para 2017. Vamos ver quem ganha. Faço votos que seja eu”, afirmou. Pela expectativa do executivo, a movimentação de cargas no cais santista deve atingir 117,9 milhões de toneladas no ano que vem.

O diretor-presidente da Codesp leva em conta os sucessivos recordes de movimentação de cargas registrados nos seus últimos 11 meses de gestão. Além disso, ele aponta “o potencial e a capacidade” que o complexo santista tem de vencer dificuldades, diante de todos os problemas que foram enfrentados em 2016.

Fonte: Portos e Navios

Nike

2016 12 Almoço APSRioEm dezembro de 2016 ocorreu o almoço da APSRio, evento esse que serviu como confraternização de fim de ano. Encontro de todos os associados da APSRio.

 

 

 

 

  

 

 

 

 

 

Confira as fotos do evento:  

collage-apsrio-2collage-apsrio-1 

 

 

Nike Mercurial Superfly

Topo