TTI-Algeciras
Antecipo, salvo um milagre, uma série de mobilizações históricas nos portos espanhóis e não ser apenas paradas na atividade. Ela vai além das fronteiras espanholas.
O ministro disse "não" para o registro dos trabalhadores. Eles querem desaparecer com a empresa de estiva Sagep para transformá-los em agências de trabalho temporário, cujos trabalhadorespodem ser contratados para um determinado salário por meio de arbitragem dasautoridades portuárias que, mesmo pertencentes à rede das Obras Públicas, não são acordo, Algeciras, Valência e Barcelona endossam os mortos.
Em suma, a paralisação dos portos espanhóis poderia paralisar a economia do país por causa da inépcia de alguns, com interesses ocultos alegados, e todos os portos espanhóis lacrados enquanto 2016 bateu recordes na circulação de mercadorias. De la Serna, foi mal assessorado pelo Presidente dos Portos do Estado, José Llorca e do secretário de Estado (e marido de um dos ideólogos do conflito, cru-for true-estivador), Julio Gómez-Pomar; Ele disse aos trabalhadores, de forma exaustiva, que o Governo pretende reformar o sistemaportuário  espanhol de forma unilateral e através de Decreto-Lei, publicado em Conselho de Ministros antes do final de março. E, embora reivindicações para ter consenso parlamentar a verdade é que nenhum apoio e, pelo menos, o PSOE deve dar a sua aprovação para levar adiante e se torna lei.

Diálogo tinha Ana Pastor, que ouvia a empresa e os trabalhadores, que concordam sobre os principais pontos da reforma. O atual Ministro confia em Bruxelas e usa como desculpa que a Espanha vai ser multada, se a reforma não for aprovada. E não sem razão.

Eles não dizem ao Ministério é que a Comissão Europeia concorda com os trabalhadores que quaisquer alterações legislativas que afetam o ambiente de trabalho devem ser acordadas com os empregadores e os sindicatos. O Comissário dos Transportes, Violeta Bulc, disse semanas atrás que o julgamento deve ser cumprido rigorosamente, mas não desta maneira é que um governo unilateralmente concordou especificamente.

De acordo com Goya, "Nós nos sentimos enganados." Mais claro, impossível. Para o coordenador geral "querem impor um decreto em que dizem que não há espaço para qualquer modificação, não fornecem o documento, toda a comunicação é verbal. Ministro coloca a Espanha no ditame de funcionários da Comissão porque, diz ele, a Espanha não pode legislar em portos, mas em termos que autorizam, em Bruxelas, incluindo até mesmo restrições à negociação coletiva, mas não consideram necessário".

Na verdade, a realidade é que posou pelo governo espanhol de muito mais radical do que aqueles que buscariam a Bruxelas e muito além do que diz o próprio julgamento das condições no Tribunal de Luxemburgo.

Lembre-se também que a recente regulamentação aprovada pelo Parlamento "exclui estiva da legislação europeia para permitir que cada Estado-Membro possa legislar livremente sobre ela. Por agora não PSOE ou PNV, muito menos os catalães ou partidos podem, conhecer o conteúdo do 'decretaso'. É óbvio que nem eles têm trabalhadores ou empresas. Tudo é feito com discrição e traição, mas tenha cuidado, como fizeram os mesmos dois anos atrás quando da NAUCHER global foi descoberta teve que se retirar. 
 
Por agora, o diálogo quebrado com o governo e "a atitude autoritária do ministro", iniciara manifestações e ações sindicais para restaurar a comunicação, exigir às empresas o culminar do esforço de negociação desenvolvido e expor os grupos parlamentares o erro de uma regra imposta que desestabiliza os portos, destruir empregos e anti social a comunidade portuária. Vamos defender a nossa profissão por todos os meios. Não vemos outra saída. Somos milhares de famílias que vivem deste setor, muitos trabalhadores que conseguiram bater recordes ano após ano e não vai permitir a eliminação, apenas para enriquecer os poucos patrocinadores dos governos à custa de trabalho em condições indecentes. Os erros do Governo trará conflitos para os portos. São  6500 espanhóis Estivadores.
A situação torna-se mais tensa no porto de Algeciras, depois de o governo adquiriu o compromisso de Bruxelas para processar o decreto-Lei de reforma do setor de estiva imediatamente e, acima de tudo, porque o documento ninguém conhece. A liquidação da sagep e do registo dos estivadores. Este tem por fim enfurecer os trabalhadores.
Isso irritou os trabalhadores das cidades portuárias, que já convocaram as assembleias de informação a fim de determinar as ações a serem realizadas.
Diante dessa situação, o presidente da Autoridade Portuária da Baía de Algeciras (APBA), Manuel Morón, afirmou que "há uma necessidade de fazer mudanças na estiva, mas é claro que tudo isso é uma série de erros" porque depois de girar o tempo limite (a decisão de Bruxelas foi emitida em setembro de 2012 e o acórdão do tribunal luxemburguês em dezembro de 2014), "queremos resolver precipitadamente e correr para evitar sanções".

Morón não compreende como as Autoridades Portuárias, responsáveis ​​pela gestão dos portos, foram ignoradas e não foram consultadas ou informadas, afirmando que "o porto de Algeciras, com mais de 1.800 trabalhadores portuários, deveria ter algo a Dizer com este respeito".
O presidente da APBA afirma que "o governo quer reformar por decreto, sem levar em conta o consenso dos sindicatos e empresários, levando-nos ao conflito, o que poderia prejudicar osportos e a economia do país. O mais flagrante é que as possíveis compensações do processo têm de ser pagas pelas Autoridades Portuárias, enquanto o trabalhadores tem esperado desde 2009 um aumento na massa salarial devido ao congelamento do acordo.
O que se vê novamente na Europa é que há busca por dinheiro para repor o que os governos deram para os bancos, o que gerou a crise de austeridade. No fundo, é a sociedade pagando a conta  dos caprichos da ligação afetiva de empresários e políticos.

Fonte: Joresimao
 
Os principais representantes do setor portuário de estiva reuniram-se no ministério do Desenvolvimento com o ministro Inigo de la Serna. Após a reunião, o que ficou foi a estagnação e abrandamento do sistema portuário espanhol ... e o que permanece. "Vamos defender os postos de trabalho por todos os meios. Nós tentamos através do diálogo e nos enganaram "são palavras Antolin Goya, estivador sindicalista.

dia-de-abertura-dos-portosConforme rege a história, o Decreto de Abertura dos Portos, promulgado em 1808 pelo então príncipe-regente de Portugal - Dom João VI, foi uma Carta Régia assinada em Salvador, na Capitania da Baía de Todos os Santos, antiga sede da colônia, e primeira escala da esquadra vinda de Portugal, com destino a cidade do Rio de Janeiro.
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Os principais representantes do setor portuário de estiva (reuniu-se) reuniram-se no ministério do Desenvolvimento com o ministro Inigo de la Serna. Após a reunião, o que ficou foi a estagnação e abrandamento do sistema portuário espanhol ... e o que permanece. "Vamos defender os postos de trabalho por todos os meios. Nós tentamos através do diálogo e nos enganaram "são palavras Antolin Goya, estivador sindicalista. Saiba mais

tania rego-abr-26-7-2012A presidente do Conselho de Administração, Rita de Cássia Munck, e o diretor presidente da Companhia Docas do Rio de Janeiro, Hideraldo Mouta, foram convocados a dar explicações à Comissão de Viação e Transporte da Câmara após o recesso parlamentar. Segundo o deputado autor da convocação, Altineu Cortes (PMDB-RJ), da base do governo, há denúncias de superfaturamento – em apenas um contrato de prestação de informática, diz ele, o sobrepreço pode chegar a R$ 20 milhões – além de áreas desalfandegadas, com espaço alugado com valores abaixo de mercado. No Rio de Janeiro, é a estatal que administra o principal porto da cidade, na área recentemente revitalizada.

Fonte: Época/Globo

A APSRIo busca informações quanto a referida suspeita para esclarecimento aos profissionais da CDRJ.

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