noticia-1-23-10Na terça-feira, dia 03/10/17, foi realizada a primeira Palestra promovida pela APSRio nesse ano. De acordo com o Presidente Luiz Francisco, a Diretoria aprovou um  calendário e como primeiro tema, foi escolhido o “ Aproveitamento das Águas de Chuva” por ser um tema bastante atual. O palestrante foi o Prof. Mestre e Doutor em Engenharia Ambiental Leonardo Nogueira também Consultor Ambiental do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A plateia formada por técnicos de diversas áreas da CDRJ, teve a oportunidade de conhecer os principais conceitos e a importância do aproveitamento das águas de chuva. Foi demonstrado que além da economia gerada pela redução do consumo na conta de água das residências, indústrias e instalações comerciais, outro grande fator determinante para adoção desse conceito, é o ganho ambiental gerado. A partir do momento em que as águas de chuva são aproveitadas para a utilização nesses ambientes, uma substancial quantidade de águas pluviais deixa de ser direcionada para o ambiente urbano causando sérios danos no tocante a alagamentos de ruas e enchentes que muitas vezes vitimam até mesmo vidas humanas.

Apesar da existência de dispositivos legais vigentes no nosso Estado desde 2004, ainda são poucas as edificações que estão alinhadas com o conceito moderno de economizar recursos hídricos com a adoção dessa tecnologia. Segundo demonstrou o Professor, várias regiões brasileiras já sofreram, outras sofrem e ainda irão sofrer com a baixa oferta de água para abastecer a crescente demanda da população cada vez mais urbana que só tende a aumentar. Em 2016, a ONU deu um alerta sinalizando para o mundo a situação insustentável do acesso a água potável e como consequência, a instalação de uma enorme crise de desabastecimento. Hoje, a escassez de água já afeta mais de 40% da população mundial. Para 2030, esse mesmo órgão internacional, estipulou objetivos para se alcançar o pleno Desenvolvimento Sustentável. A melhoria da qualidade da água, o aumento da eficiência do uso da água, a reciclagem e o reuso da água são alguns dêles.  No Brasil, precisamos criar alternativas no sentido de diversificar as matrizes de obtenção de água que atualmente chega no limiar de 100% vindas dos rios, lagos e lagoas que estão se escasseando cada vez mais devido ao manejo inadequado por parte das autoridades e população. A plateia tomou conhecimento que 1/3 da água tratada que é fornecida às residências, são utilizadas em banheiros e limpeza. Esse mesmo  percentual poderia ser substituído pelas águas vindas das chuvas cujo manejo para o seu aproveitamento é muito mais barato, simples e de fácil manutenção.

Alguns vídeos foram apresentados demonstrando alguns exemplos de instalações, materiais e outros equipamentos utilizados nesse sistema de captação. Êles serviram para abrilhantar ainda mais a palestra. 

Por fim, para difundir cada vez mais esse conceito sustentável, o Prof. Leonardo disponibilizou o seu e-mail This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it. para demais consultas e troca de experiências.                  

Topo