28 06 APSRIO informeA APSRio participou no dia 23 de Junho de uma Audiência Pública convocada pela Comissão dos Advogados Estatais da OAB RJ. A audiência, realizada no Auditório Modesto da Silveira da OAB RJ, teve como tema a Defesa das Estatais ante as ameaças promovidas pelo atual Governo com seus programas de parcerias e investimentos ( PPI ). O evento contou com a participação de diversas entidades, sindicatos, técnicos do DIEESE, docentes da USP, parlamentares e outros atores da sociedade que demonstraram e reafirmaram a importância das empresas estatais no desenvolvimento econômico e social do País, ocupando os espaços onde a iniciativa privada nunca irá atuar.

Nas palavras do Presidente da APS, Eng Luiz Francisco, foi enaltecido o papel da Cia Docas do Rio de Janeiro, enquanto administradora de um Porto Público, na importante missão de regular o mercado com o oferecimento de serviços portuários baseados em tarifas públicas. Por fim, sugeriu aos parlamentares presentes, propor iniciativas no sentido de barrar a ocupação de todos os cargos de livre provimento a níveis de superintendências, gerências e outros de menor escala, por pessoas desqualificadas e que não possuem a reputação ilibada como já ocorreu em nossa empresa. É a utilização do modelo Ficha Limpa, como já ocorre no TCU e no CNJ para todos os níveis de cargos, deixando de ser uma exclusividade, no restante das estatais, somente para os escalões a nível de diretoria com é feito atualmente pela Casa Civil.
Com essa atuação, a APSRio se inseriu na campanha de valorização das empresas estatais lançada pela OAB RJ e que pretende tomar as ruas esclarecendo à sociedade o verdadeiro papel indutor de geração de renda, tecnologia, empregos e ações sociais que somente as estatais são capazes.

Topo